Qual a diferença de BIOS e UEFI, MBR e GPT?

BIOS e UEFI são dois tipos diferentes de firmware que são usados para inicializar o sistema operacional de um computador. O BIOS é uma tecnologia antiga que tem sido usada por muitos anos, enquanto o UEFI é uma tecnologia mais moderna que é projetada para ser mais rápida, segura e flexível.

O BIOS (Basic Input/Output System) é um firmware de baixo nível que é instalado em um chip na placa-mãe do computador. Ele fornece as instruções básicas necessárias para inicializar o hardware do computador, executar diagnósticos de hardware e carregar o sistema operacional.

O UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é uma tecnologia mais moderna que substitui o BIOS. Ele oferece muitas melhorias em relação ao BIOS, como uma interface gráfica mais amigável, suporte a dispositivos de armazenamento maiores, inicialização mais rápida e segura e suporte a recursos avançados, como boot seguro e inicialização pela rede.

MBR (Master Boot Record) e GPT (GUID Partition Table) são duas maneiras diferentes de estruturar o disco rígido de um computador. O MBR é uma tecnologia antiga que tem sido usada por muitos anos, enquanto o GPT é uma tecnologia mais moderna que é projetada para ser mais rápida e suportar discos rígidos maiores.

O MBR é uma tabela de partição que é instalada no início do disco rígido. Ele permite que o sistema operacional encontre as partições do disco rígido e inicie a partir delas. No entanto, o MBR tem algumas limitações, como suporte apenas a quatro partições primárias e um limite máximo de tamanho de disco de 2 TB.

O GPT é uma tabela de partição mais recente que é usada em discos rígidos maiores. Ele oferece suporte a até 128 partições primárias, além de partições estendidas e lógicas, e suporta discos rígidos maiores do que 2 TB. Além disso, o GPT também inclui recursos de segurança, como redundância de tabela de partição e verificação de integridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *